quinta-feira, 21 de abril de 2011

Parangolangra: comprem seus abadás!


Desde ontem, surgiu uma nova polêmica no twitter, envolvendo duas bandas de estilos completamente distintos: o Angra, grande nome do Heavy Metal brasileiro, e o Parangolé, banda de axé baiana que explodiu o ano passado com o hit “Rebolation”. O problema todo é por conta de uma acusação de plágio feita pelo guitarrista da banda de metal, Kiko Loureiro, o que resultou num Zunido da Boba.

O senhor Kiko Loureiro, guitarrista e um dos principais compositores do Angra, acusa os axézeiros de copiarem o riff (sucessões de acordes ou intervalos na guitarra que caracterizam uma música como, por exemplo, os começos de “Smoke On the Water” e “Satisfaction”) de sua música “Nova Era” e o utilizarem em sua música “Azevixe”. Ouvindo o trecho em questão, qualquer pessoa percebe que o riff é idêntico, não há o que discutir sobre o assunto. No entanto, acho que o Kiko está fazendo muito estardalhaço em cima disso. Musicalmente, ele é superior a tudo isso. De ontem para hoje, ele não fala em outra coisa em sua página no twitter e o lance virou uma forma de divulgar sua banda na mídia nacional, já que as vendagens dos últimos dois álbuns do grupo não foram tão bem quanto o esperado.

Não é a primeira vez que o Angra sofre plágio. Uma banda chamada Unicorn copiou a música “Heroes of the Sand” (do mesmo álbum de “Nova Era”, o Rebirth). Algumas de suas músicas foram transformadas em paródias por bandas de forró, como o caso de “Bleeding Heart” – Agora Estou Sofrendo (Calcinha Preta), “Stand Away” – O Alvo (Moleca 100 Vergonha). Na verdade, o que eu observo sobre o forró estilizado é que, em boa parte, a vertente dos românticos é o metal. Basta ver os cabelões, calças de couro apertadas, vozes agudas, guitarristas virtuosos, shows pirotécnicos e bateristas com pedal duplo. Talvez essa seja realidade do metaleiro nordestino que, antes de ser metaleiro, é músico, e para sobreviver do seu dom entra no forró na intenção de garantir o pão de cada dia. Até mesmo o próprio Kiko Loureiro teve sua fase “vendida”, quando, por dinheiro, foi guitarrista daquela boy band tosca, oDominó.

Quero deixar claro que sou fã do Angra. O Rebirth foi um CD que mudou a minha concepção de cantar, mas, na minha opinião, eu acho que a banda teve uma decaída por conta da arrogância do Kiko. O Angra é maior que todas essas polêmicas, uma banda reconhecida no mundo inteiro, não precisa entrar nessa. Daqui a pouco estarão no programa da @lulusuperpop, é só o que falta, mesmo! Trabalhem, vocês tem talento. O Angra está na história da música mundial, já o Parangolé daqui a pouco ninguém vai se lembrar que existe. Tomem as decisões cabíveis, ignorem e continuem trabalhando, pois vocês representam o Brasil no resto do mundo.

Queria dedicar esse post de hoje à minha namorada Gabriela, que está viajando (te amo)! E dizer também que o blog vai dar uma melhorada com a colaboração de Ludmila Monteiro. Um forte abraço e Feliz Páscoa!

Rodrigo Cardoso

3 comentários:

  1. RAPAZ
    FOI PLÁGIO MESMO NÉ
    CABRA SAFADO

    ResponderExcluir
  2. Mas é tenso mesmo ver os riffs de uma música tão legal quanto Nova Era plagiados pelo abominável Parangolé. Acredito que o Kiko tenha ficado chocado de verdade quando percebeu o plágio. Só que ele pegou carona na repercussão para divulgar os próprios trabalhos. Não digo que concordo, só acho bem natural. Podiam ter feito na baixa, claro, mas hoje em dia, o que é a surdina? O episódio acabou sendo engraçado e exibiu a escrotice do vocalista do Parangolixo: "chupa aqui pra ver se sai leite"... Olha o nível!

    Alguém já me disse que o Black Underwear era na verdade uma banda de metal. Acho difícil de acreditar. Podiam ter ao menos importado um pouco da qualidade do metal pro estilo 'comercial' que eles decidiram assumir, né? O mundo estaria menos sonoramente poluído...

    Ei, quem é essa Ludmila aí? Acho que conheço! kkkkk

    ResponderExcluir
  3. O Auxílio Luxuoso da Ludcreide,não dá para dizer quem é mais imbecil,mas cantar no parangolé já responde essa pergunta mas o kiko quis competir com o cara,kko loureiro é um dos melhores guitarrista do brasil e do mundo,um cara conceituado,não precisava descer do olimpo,mas ele é tão bom guitarrista qto é bestão e arrogante,o calcinha preta é cheo de metaleiros outra banda foda é o limao com mel os cara são o dream theather do forró rsrsrs

    ResponderExcluir