quarta-feira, 27 de abril de 2011

The King's Singers -Os Reis dos Grupos Vocais.


No Post de hoje vou falar de um grupo extraordinário que conquistou tudo em sua modalidade, o Canto Coral que é o Grupo Britânico The King’s Singers . São seis homens que se destacam pelas suas vozes maravilhosas quando juntas conseguem trazer agradáveis sentimentos a todos que ouvem com um repertório que vai do erudito ao popular com arranjos vocais incríveis, pode se dizer que fazem jus ao nome de Reis Cantores .

O grupo já passou por várias formações, já que está na ativa desde 1965, todos são profissionais graduados em música a formação atual é: David Hurley (contratenor), Timothy Wayne-Wright (contratenor),Paul Phoenix (tenor), Philip Lawson (barítono), Christopher Gabbitas(barítono), Jonathan Howard (baixo). Além do canto o KS também trabalha com Educação Musical, Venda de Arranjos e Master Classes para outros grupos vocais. Tem uma discografia de mais de 150 gravações onde destaco: Madrigal History Tour,onde contam a histórias dos madrigais europeus(grupos de cantores entre o século VIII a XVII cantavam situações do dia –dia da vida europeia de forma irônica e divertida,muitas vezes vista como profano ),The Beatles Connection, Simple Gifts, ganhador do Grammy de 2009 e o atual trabalho do grupo o Swimming over London. O grupo já cantou para Rainha da Inglaterra, fez o “Oratório de Natal” de Bach. Os caras estão com a agenda cheia até 2012, mas nenhuma data para o Brasil,que pena,mas poderia falar horas desses cantores mas prefiro que voces ouçam e tiram suas próprias conclusões, logo abaixo dos esclarecimentos estão os links dos vídeos do grupo.

O que Boba é: Contratenor, Tenor, Barítono e Baixo?

Resposta:O canto Coral é dividido em um Naipes de Vozes, que são escolhidos pela característica mais grave,mais média ou mais aguda que cada individuo tem.Normalmente são 4 ou 6, como no caso do The King’s Singers:

Contratenor 1 ou Sopranista: é o cara que tem a voz mais aguda que atingem por meio de falsetes(voz falsa) ,ou seja tipo Edson Codeiro voz similar a das mulheres de voz aguda as Sopranos(Gal Costa, Tetê Espíndola, Montserrat Caballet e Sarah Brightman);

Contratenor 2: assim como o 1 reproduz uma voz feminina mais um pouco mais grave equivalem as Contraltos(Ana Carolina,Simone e Cássia Eller) um represente masculino que todos conhecemos é o “Bandido Corazón” Ney Matogrosso .

Tenor: Voz mais aguda do registro masculino, sem precisar de artifícios, esse não precisa citar muito todos sabem quem somos (Pavarrotti , José Carreras,Xororó ,Jessé e Rodrigo Cardoso).

Barítono: Voz intermediaria que tem uma frequência mais média e soa suave (Renato Russo, Tim Maia,Ivo Pessoa, Elvis Presley e Bruno Sandes)

Baixo: A voz mais grave sim aqueles caras que arrotam ao invés de falar, muito raras em Maceió (Cid Moreira,Zé Ramalho,Johnny Cash ).

Links para Audições:

Abertura do Barbeiro de Servilha (Rossini):

http://www.youtube.com/watch?v=Oio1G-7aopo

Nesse vídeo o grupo mostra toda sua irreverência, essa musica da Ópera foi muito executada em desenhos animados como:Pernalonga,Piu-Piu, Tom e Jerry entre outros.

Help!(Beatles):

http://www.youtube.com/watch?v=o98nJwAAgnw

Já nesse aqui que fragmento do Cd lançado em homenagens aos Beatles dá pra ver a versatilidade do grupo lembrando as vezes os grupos vocais americanos tipo “doo woop be bop” aquelas vocalizações bonitinhas

La Bomba (Madrigal History Tour):

http://www.youtube.com/watch?v=lYcFcxsYiZM&feature=related

Não tem ligação com aquela musica do Braga Boys “para dançar isto aqui é bomba”, a música fala de um navio que está prestes a afundar com a forte tempestade a tripulação começa a pedir a nossa Virgem Maria e conseguem se salvar,então coseguem comemorando ao som de um violão fazendo uma grande festa , e eles seguem um velho ditado em latim ”O homem está tão em perigo no mar do sul quanto em a sua terra com uma má companhia “.(Foi isso que entendi,se estiver errado alguém que fale inglês me corrija).

Danny Boy(E.Wheaterly):

http://www.youtube.com/watch?v=SfGTq71VXfo

Musica criada em 1913 baseada numa canção do folclore irlandês, foi gravada pelo Elvis Presley e fez arte do Filme:”Memphis Belle”,também tem belíssimas versões nas vozes do Celtic Women e Brynn Terfel.Destaque para a dicção perfeita e também a equalização desse grupo que parecem uma só voz quando juntos.

Muito Obrigado a todos que acompanham o Blog e em breve novidades aguardem!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário