sábado, 16 de abril de 2011

Artistas Alagoanos X "O bom é o que vem de fora".






Vou abordar nesse post um assunto bastante polêmico e que é uma batalha que nós músicos e outros tipos de artistas discutimos muito que é: O Alagoano dá o devido valor ao que vem sendo produzido de cultura no seu estado?As pessoas que moram na Terra dos Marechais não reconhecem as riquezas que temos por aqui e isso que vamos discutir nessa postagem.

Não vou entrar na origem da sociedade brasileira e alagoana, pois não é o foco, fui buscar no dicionário o significado da palavra “Cultura”: é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social. Então podemos dizer que o tema é mais complexo do que se esperava. Como somos de um país onde a miscigenação de raças e culturas é muito grande, além da globalização que tem grande influencia sobre isso tudo, em minha opinião, sem desmerecer os Folguedos Alagoanos, Alagoas é muito mais que Coco de Roda, Reisado, Baianas e etc. Pra mim tudo o que se manifesta em algum tipo de arte, local ou não é cultura pois o artista de um jeito ou de outro ele recebe e transmite influências do meio onde vive.

Um fato que me chama muito atenção atualmente aqui em Maceió, por exemplo, e desde que me entendo por gente é dessa forma, é a aquela velha e ignorante idéia “de que bom é o que vem de fora”.Sinto isso na pele por ser músico local e ver que não é nada fácil fazer música por aqui,vemos várias bandas se desdobrando com projetos paralelos para atingir o numero maior de casa de shows e bares para sobreviver e ter a tranqüilidade de fazer o seu trabalho autoral dignamente exemplos:Mopho-Alma de Borracha,Sifrão-Sifrão Toca,L100 –Varial-Serginho Lamecci-Time Machine,Raffa Honorato-Paralelo Beat,Guilla Gomes-Samba Rock Clube,Mr.Freeze-Los Borrachos entre outras...As bandas citadas são bandas incríveis com músicas autorais que não fica devendo a ninguém,tanto no nordeste quanto no resto do país,elas sofrem algumas modificações na formação por conta dos projetos. Eu vejo as vezes que acontece com a Fiat 147 em bares e shows vamos tocar musica própria uma ou duas muita gente não liga,outras dão maior valor e elogiam mas a maioria dos alagoanos não estão prontos para digerir música de qualidade e além disso prata da casa,muitos desses caras aí acima tem mais respeito em outros estados do que aqui sem contar diversos que migraram pro eixo- Rio-São Paulo e estão produzindo e tem um certo reconhecimento da galera de lá.

Agente não precisa ir muito longe para aprender a valorizar o que é da nossa terra não,nosso vizinho Pernambuco,por exemplo dá aula disso, chegam a ser chatos quando o assunto é explanar o que ele tem de bom, mas os artistas pernambucanos que estouram no Brasil e no mundo tem reconhecimento primeiro lá na sua terra.Na Bahia ocorre da mesma forma o povo consome muito mesmo musica local independente do ritmo. Por que não funciona aqui em Maceió?Falta de qualidade?Com toda certeza não!!!Terra de: Heckel Tavares, Hermeto Pascoal, Chau do Pife,Nelson Da Rabeca,Djavan,Carlos Bala,Almir Medeiros ,Maria Augusta Monteiro ,Eliézer Setton,Coretfal,Fernanda Guimarães entre outros .... O que nos falta é a cultura de sair e dizer: Hoje eu vou consumir música alagoana de primeira qualidade. Outra coisa que me chateia é quando algumas pessoas, não todas, vêm dizer: poxa o couvert é 10 reais?Aí você me quebra!Um infeliz desse vai para uma micareta num terreno baldio todo de barro a céu aberto, se chover fudeu!,Com aqueles banheiros químicos nojentos, a lata da cerveja Seis reais, paga tranquilamente 60 reais num abadá ,o artista vem leva o dinheiro que poderia ser de um monte de músico alagoano e vem reclamar de um couvert de 10 reais para ficar sentadinho num lugar com toda a estrutura.Depois eu sou ignorante mas por favor se você é uma dessas pessoas não venham me encher o saco !rsrsrsrssrsr .

Então galera o meu recado foi dado, fica aí para gente refletir e começar a melhorar como pessoa por que o estado sem cultura não vai para lugar nenhum, e nós mesmo músicos temos que parar a falar de uma união que não é plena, é lógico que cada um tem suas preferências, mas tá na hora de agir mais e falar menos.....

3 comentários:

  1. Boa! é lógico que existe esse preconceito com o artista do estado, mas parte disso acredito deva estar no gosto musical de cada um.. ai vc diria "temos de tudo", mas de certa forma o artista não agradou ao publico.. é complicado! vamos fazer nosso trabalho da melhor forma!
    Um dia chega nossa hora, e o que vivemos ficará na bagagem, é sempre assim.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM
    TEMOS QUE LUTAR CONTRA ESSE PRECONCEITO QUE É FATO NO NOSSO ESTADO

    ResponderExcluir
  3. Concordo Orlando! gosto musical é de cada um,o post não menospreza nem levanta bandeira para consumirmos só musica alagoana,mas pede para olharmos com o respeito que ela merece.Eu adoro música de fora do estado e fora do país basta ver minhas influências musicais,mas a pergunta que não quer calar quantos cds autorais de artistas alagoanos você ouviu?ou comprou?agente muitas vezes diz que não gosta de várias coisas na vida sem dar a chance de saber simplesmente por algum conceito pré estabelecido,por exemplo eu achava a Lady Gaga uma cópia mal feita metade David Bowie metade Madonna,mas eu parei e ouvir o som dela e posso te dizer que ela não é só isso que eu achavatem muita qualidade fora do marketing e das extravagancias...mas só podemos dizer se gostamos ou não das coisas que nós ouvimos,e as preferencias de cada um é indiscutível,tanto quanto futebol,religião e sexualidade..abraços

    ResponderExcluir